quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Escola gerando Traumas

Olá Pessoal!

Ao acompanhar as discussões que estão fazendo em nosso blog não poderia deixar de contribuir.
Sendo assim, gostaria de compartilhar um vídeo produzido pela ERD Filmes que fala sobre a realidade escolar de muitos estudantes e que muitas vezes parece estar distante de nosso mundo - mas não está!
A ERD Filmes realiza videos com a temática educacional e social, foi criada pelo roteirista e diretor Josias Pereira era aluno na escola de comunicação UFRJ. Para quem interessar saber mais sobre este trabalho aí vai o endereço: http://www.erdfilmes.com.br/

É isso aí! Vamos ao filme!
E... continuem a postar e comentar as postagens dos colegas, é assim que espaços começam a ser conquistados para o diálogo e para o debate.

3 comentários:

  1. ESTE É UM POST FEITO POR LUIZ FELIPE RECK.

    É triste ver uma realidade assim, que como diz o post, parece estar muito distante de nós, mas na verdade não está, é nós que não queremos ver ou então achamos que isso só esta nas matérias do Jornal do ALmoço.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Luiz, aqui mesmo em Florianópolis estamos cercados por pessoas carentes, que sofrem com a precariedade do ensino público todos os dias. Já morei no Rio de Janeiro, e posso garantir que isso é realidade (muito mais pesado do que você possa imaginar).

    ResponderExcluir
  3. A visão de Bill sobre o assunto é incrivelmente clara e prática. Dá pra dizer até que ele se apropriou da comparação entre escola e prisão, entre professor policial e aluno prisioneiro, que discutimos em sala ao levantar a lebre de Foucault. Ouvir essa visão de uma realidade distante da nossa é muito importante para nós como seres humanos e, além disso, como professores que vivenciarão essa situação da escola apontada por Bill. Cabe a nós decidirmos se continuaremos a formar trabalhadores para se inserirem no mercado, como ele coloca, ou se contribuiremos para a formação de pensadores críticos que visam a mudança sempre para melhor no nosso mundo.

    ResponderExcluir