Ensino fundamental muda a idade mínima
Excepcionalmente, em 2011, crianças com cinco anos poderão ser matriculadas no ensino fundamental. A possibilidade foi aberta com uma resolução do conselho nacional de educação(CNE). O objetivo é não ter de repetir crianças que chegaram ao primeiro ano mais novas. O problema ocorre, porque, na maior parte do país, a idade minima ára o ensino fundamental é de seis anos, como determiou o CNE em 2005. A partir de 2012, volta a valer a regra: so podem ser matriculador aluno que completem seis anos de idade ate o dia 31 de março.
A noticia esta bem explicativa sobre qual e a intenção do CNE, mas eu acredito que acima de tudo a idéia seja deixar o aluno máximo de anos possível dentro da escola, prova disso foi a criação do nono ano, talvez para eles isso ajude na educação.
Ou ajudem no processo disciplinador que a escola - em função do estado - se permite realizar.
ResponderExcluirComo já vimos em sala, a escola é um local de controle.
O grande problema de se colocar crianças de 5 anos no fundamental é que muitas ainda não adquiriram o domínio das funções necessárias para acompanhar o conteúdo proposto. O que leva a uma falha do aprendizado e normalmente a muitas repetências ou a um pseudo-aprendizado.
ResponderExcluirConcordo com a Tássila, além dos problemas apresentados por ela, existe ainda a responsabilidade que a criança assume desde muito cedo...
ResponderExcluirConcordo com a Indiamara e com a Tassila, mas sabemos que todo mundo tem seu "tempo" de desenvolvimento. Será que a idade da criança é a forma de medir? Será que não existem mesmo crianças de 5 anos "capazes" de ingressar no ensino fundamental?
ResponderExcluir