Olá Pessoas,
Bom, esta notícia sobre o Enem me deixou muito desapontado com este sistema que possuimos no Brasil, de avaliação do conhecimento e desenvolvimento de alunos através desta prova chamada Enem. De quê adianta o aluno se preparar se na hora da avaliação for prejudicado por erros na prova? O cancelamento desta avaliação devia-se fazer obrigatóriamente. Parece visível o descaso com a pequena parte dos avaliados que foram prejudicados, embora estivessem preparados(ou não) para a prova.
Neste meio eu me pergunto se não cabe à escola cobrar mais seriedade destes orgãos responsáveis por avaliações que incluam tanto a escola quanto os alunos. Pois se o governo está investindo(será?) em educação, então cabe às escolas cobrarem que seus esforços não sejam em vão, exigindo uma avaliação decente e correta de seus alunos, assim resultando numa avaliação concisa e efetiva do aluno. Até mesmo da escola em si, correspondendo ao investimento que o governo está fazendo na area da educação. Afinal, o Enem também é um meio de sabermos como está o nível da educação no país.
Sem mais delongas, a conclusão deste caso ainda não foi definida, porém já sabemos o bastante para debatermos acerca do tema. Aliás não é o primero caso envolvendo fraudes/erros em avaliações pelas quais os alunos se dedicam por boa parte do ano letivo, no g1 acabo de ver outra noticía comentando fraude no vestibular da unicamp:
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/presos-seis-suspeitos-de-fraudar-vestibular-no-interior-de-sao-paulo.html
Ou seja, são casos e mais casos que nos levam a questionar não só o comprometimento dos orgãos públicos nestas avaliações como também nos levam a questionar sobre a efetividade deste sistema de provas como vestibulares, Enem, entre outros.
Bom, sintam-se à vontade para darem suas opiniões, eu critico o sistema em que vivemos, de forma negativa principalmente em relação à esta forma de avaliação injusta, no qual o aluno burgês(salvo excessões)que consegue pagar um curso preparatório BOM pode em 1 ano estudar forte e ser aprovado, mesmo não fazendo um ensino médio regular. Enquanto o aluno que não tem condições de pagar o mesmo cursinho, às vezes, vai bem no ensino médio inteiro e na hora do vestibular não obtém a aprovação.
Link da matéria:
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/justica-libera-o-enem.html
pois é, o Enem tem sido uma costante decepeção, talvez se cada estado ficasse responsável pelas suas provas hovesse menos problemas?
ResponderExcluirO triste é que o ENEM é só um reflexo da falta de organização e descaso de todo um sistema maior.
ResponderExcluirPOSTADO POR LUIZ FELIPE RECK.
ResponderExcluiro governo federal está tentado instaurar no país um sistema integrado de acesso ao ensino superior público e privado através de uma prova de nível nacional (que serve também para avaliação do patamar em que os alunos estão), o ENEM está engatinhando ainda, apesar de ter vários anos de aplicação, o novo fato de garantir vagas em universidades está levando o assunto a polêmicas e evidenciando erros.
acredito que dentro de poucas edições o ENEM jah estará funcionando perfeitamente (não que eu acredite nessa iniciativa como certa).
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO ENEM só ajuda a comprovar o descaso com a Educação em nosso país. Acredito que é necessário melhorar a Educação, antes de tentar implementar um sistema desses em nosso país.
ResponderExcluirAh, gente, decidi que nao ia comentar nesse post pelo fato de esse assunto me deixar extremamente revoltada... Mas a revolta pode produzir alguma coisa de útil as vezes, então cá estou.
ResponderExcluirNão vou nem entrar em maiores méritos sobre a atual gestão que governa nosso país, porque o pronunciamento do presidente sobre o FIASCO que foi o ENEM, mesmo com toda a revolta por parte dos estudantes, foi realmente lamentável e digna de todas as críticas que podemos fazer. De sucesso, presidente, as últimas duas edições do ENEM não tiveram nada, sinto muitíssimo lhe informar.
Gente, é impossível e inconcebível que nosso país não tenha condições de efetuar uma prova de qualidade em nível nacional. A única explicação pra isso, portanto, seria o descaso com os segmentos Fundamental e Médio de nossa educação. Por sua vez, esse descaso poderia ser explicado pelo que discutimos na última aula: o superfoco nas universidades, em detrimento de todo o resto do sistema, por serem elas o segmento de resultados mais imediatos para o mercado.
Gente, isso é errado. Pensemos e ajamos para mudar essa realidade.
Ta ai, enen deixando a dezejar de novo, mas ano que vem tem mais, quero so ver qual vai se a proxima
ResponderExcluir