(o link desta matéria pode ser acessado através do título)
ESTE POST ESTÁ SENDO FEITO POR LUIZ FELIPE RECK, apenas com o login do Lucas Girard.
A Unisinos, faculdade situada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, está inaugurando o "Curso de Formação de Músicos e Produtores de Rock", que têm como objetivo "formar um profissional para a área da música que tenha capacidade de gerenciar sua própria carreira, que saiba discorrer sobre a história do rock com apurado senso estético, relacionar-se fluentemente com os meios de comunicação e utilizar adequadamente as ferramentas tecnológicas e a internet. Enfim, que ele seja capaz de incutir nas pessoas um novo entendimento do papel do músico hoje em dia".
O curso têm duração de dois anos e meio (1.660 horas-aula) e está dividido em quatro módulos: "Construção de referências", "Identidade musical e elaboração de repertório", "Produção musical" e "Preparação da carreira"
Veja abaixo uma descrição pormenorizada dos módulos:
Módulo I - Construção de referências musicais - 330 horas-aula
Introduz e ambienta o aluno na trajetória teórico-prática do curso. Nesse módulo, o aluno cria sua versão para uma música do gênero rock pré-existente. O objetivo é consolidar e sistematizar o conjunto de suas referências musicais. No processo de criação e produção musical do gênero, é fundamental que o músico ou produtor saiba construir as fundações de seu estilo ou identidade musical.
ATIVIDADES ACADÊMICAS:
Interpretação e produção de textos
Produção musical 1
Historia do rock 1
Laboratório de rock 1
Projeto 1 - Cover
Produção de gravação 1
Módulo II - Identidade musical e elaboração de repertório - 630 horas-aula
É nesse momento que você desenvolve suas composições próprias, baseado na trajetória construída pela consolidação de suas referências musicais no módulo I. A construção da identidade própria do aluno enquanto músico e produtor requer atenção, disciplina e respeito ao processo de aprendizagem de cada pessoa.
ATIVIDADES ACADÊMICAS:
Comunicação e Marketing
Música e Legislação
Produção musical 2
Historia do rock 2
Criação musical
Laboratório de rock 2
Laboratório de rock 3
Produção de gravação 2
Projeto 2 - Demonstração
Desenvolvimento da carreira musical
Direito autoral
Módulo III - Produção musical - 360 horas-aula
De forma prática, você será qualificado para atuar de maneira colaborativa e coletiva no desenvolvimento das competências de reflexão, produção e composição aliado a conhecimentos de Comunicação e Direito. Através do Projeto 3 – Produção de Coletânea, o aluno desenvolve trabalhos de gravação, produção e divulgação. A atividade completa mais uma produção de prática que será inserida no portfólio do músico ou produtor em formação.
ATIVIDADES ACADÊMICAS:
Criação e gestão da marca
Produção musical 3
Criação musical 2
Laboratório de rock 4
Produção de gravação 3
Projeto 3 - Produção coletânea
Módulo IV - Preparação da carreira - 340 horas-aula
Prepara o aluno para o início de sua carreira como produtor ou músico de rock. Através do Projeto 4 – Festival , você será preparado para produção de um evento configurado como um festival de música, ou seja, uma reunião de bandas e músicos que servirá como o ápice da trajetória do aluno dentro do curso. É nesse momento que o aluno percebe a evolução do conjunto de suas competências desenvolvidas ao longo dos quatro módulos do curso e que servirá de plataforma para a exposição do formando na sua inserção no mercado de trabalho.
ATIVIDADES ACADÊMICAS:
Administração da carreira
Redes de relacionamento pessoal/profissional
Antropologia e ética
Desenvolvimento de produto web
Oficina de produto web
Negociação
Projeto 4 - Festival
Produção musical 4.
COMENTÁRIO:
Uma escola de formação em Rock and Roll não parece muito natural, talvez pela instituição ser motivo de revolta para muitas pessoas que gostam deste estilo, por não aceitarem um molde em suas mentes. Muitas músicas famosas tratam do assunto, utilizam a escola como tema.
segue abaixo o link de uma música de Rock n`Roll e o pensamento sobre a escola dos anos 70 nos Estados Unidos:

Mas finalmente cria-se uma teoria para a formação de pessoas capacitadas para atuar na área do rock n`roll, que é uma cultura que abrange todos os cantos do mundo, possuindo seguidores de todos os tipos.
isso ajudará a tirar do amadorismo muitas produções independentes que não tem apoio do mainstream, elevando a um nível maior a produção musical brasileira.
ESTE É UM POST FEITO POR LUIZ FELIPE RECK.
ResponderExcluirAcho muito interessante o fato de na escola estar sendo introduzido assuntos que eram tabus até pouco tempo atrás, pois infelizmente apenas o lado ruim do rock (que é mínimo) é mostrado pela mídia em geral, levando o assunto cada vez mais longe de um possível publico que possa se interessa, mas tem medo de que o rock o leve para um lado ruim.
Esse curso superior de rock parece ser interessante, acredito que possa ser um curso de música, mas voltado para o rock e com um intuito mais voltado para o mercado consumidor desse estilo (que por sinal sou um destes consumidores e apoio essa idéia).
ResponderExcluirQue legal!!! Espero que o curso possa render frutos a musica!
ResponderExcluirIncentivos ao desenvolvimento e à produção de música de qualidade são e serão sempre bem vindos na nossa sociedade! Sendo a música uma parte essencial da vida humana e uma das características fundamentais que os arqueólogos e estudiosos da área apontam na transição do Homo Sapiens para Homo Sapiens sapiens, tudo o que possa contribuir para o maior estudo e a difusão da música, está valendo...
ResponderExcluirE, cá entre nós, VIDA LONGA AO ROCK N' ROLL!
uahauhauha gostei, tomara que surja algo melhor na musica agora, por que eu pelo menos to ficando bem decepcionadocom o que ta ai
ResponderExcluir