domingo, 12 de setembro de 2010



Estudei em colégio estadual e senti na pele a "qualidade de ensino" citada pelo candidato Luiz Henrique. Pois as únicas coisas que ele pode se vangloriar são a distribuição de uniformes e material escolar, que realmente recebiamos... no meio/fim do ano. E quanto os laborátorios de informática, máquinas velhas e usadas. Nunca me esquecerei do dia em que uma dessas máquinas explodiu na cara de um amigo. Enfim, divago.

A idéia do post, além de ser apropriada para o momento de eleições vivido, me veio a mente depois de assistir o debate on-line Uol/Folha de São Paulo, no qual a candidata a presidência Dilma Rousseff afirma que o ENEM funciona. Acho que esse exemplo ficou mais amplo para perceber a educação. Como assim dona Dilma? A primiera prova foi roubada, a segunda mal e porcamente feita, cansativa, repleta de erros e se já não bastasse todo esse transtorno, um ano depois dados dos estudantes foram disponibilizados na internet, para qualquer um acessar. Pois se a candidata tivesse colhões honestidade para admitir que o ENEM não está funcionando e propusesse a uma reforma nesse sistema de avaliação, até eu votaria nela.

Acho que é hora dos candidatos admitirem que a educação no Brasil não está o paraíso que vemos a cada propaganda política. E ao invés de se vangloriar das coisas já feitas, proporem coisas novas. Por que o que vocês já fizeram, não passa de mera obrigação. Votamos em vocês e pagamos seus salários, viagens, dinheiro na cueca nada mais justo que a cada mandato haja resultados satisfatórios.

3 comentários:

  1. Bom, é evidente que a realidade das escolas públicas no Brasil é muito diferente da ideologia dos nossos candidatos.
    Eu também estudei por metade do meu percurso escolar em escola pública e um ano foi "milagre" ter todos os professores dando aula. :)
    Quando eu visitei a escola Porto do Rio Tavares pude sim ver alguns estudantes com o uniforme estadual (denominado por eles de uniforme da COMCAP, sem fazer juízo de valor) e com os cadernos distribuídos pelo governo. A sala porém era pequena, abafada, com ventilador quebrado, um espaço quase impossível de dar aula.
    Comentando sobre o ENEM, a maioria da nossa turma teve a e

    ResponderExcluir
  2. e obvio que os candidatos querem mascarar a educação brasileira especialmente em eleição, iludir as pessoas dizendo que existe melhoras significativos na qualidade da educação, isso é um meio de angariar votos.
    Bom, eu estudei 8 anos em escola publica e 3 em particular, são dois mundo completamente diferentes em muitas coisas, porem a minha escola que fica no ribeirão, era da rede municipal e de ensino fundamental, considero ela uma escola boa comparando com outras da rede estadual, mesmo assim ela não me deu base para um ensino de real qualidade.
    e a respeito do ENEM ,é realmente e um fracasso,na minha opinião e fim

    ResponderExcluir
  3. é obivio que a situação da educação brasileira não é 100%, mas também não podemos generalizar, sobre o uniforme os muitos alunos não tem o que vestir nem como comprar o material para aula de uma forma e de outra já é uma ajuda e estimulo para alguns alunos.
    Para complementar estudei minha vida inteira em colégio público, de primeira a oitava num colégio municipal próximo à minha casa (Alto Aririú))e era um ótimo colégio. Meu segundo graú foi num colegio publico tbm IFSC (antigo CEFET)depois fiz cursinho (energia) durante esse meu longo tempo de vida academica o melhor e mais instruido colégio que estudei foi o IFSC, não compara-se a colégio algum.
    Quanto ao ENEM acredito que com o passar do tempo ele vai se organizado e vai ser melhorado.

    ResponderExcluir